Saúde

1. O que um plano de saúde deve cobrir?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divide os planos de saúde em quatro categorias: ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Dependendo do tipo do plano contratado, a cobertura pode variar. Clique aqui para consultar se um determinado procedimento está coberto pelo seu tipo de plano.

2. Qual o prazo máximo para agendamento de consultas?

Quando o consumidor necessita agendar uma consulta ou procedimento, o Plano de saúde deve disponibilizar uma data dentro do prazo máximo estipulado para cada um deles.

Observações importantes:
– Para ser atendido dentro dos prazos você deverá ter cumprido os períodos de carência previstos em seu contrato, conforme o tipo do procedimento.
– Esses prazos valem para atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao plano, e não para atendimento por um profissional ou estabelecimento específico de preferência do consumidor.
– O prazo para consulta de retorno ficará a critério do profissional responsável pelo atendimento.

Os prazos variam de acordo com a tabela abaixo:

ServiçosPrazo máximo de atendimento
(em dias úteis)
Consulta básica – pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia07 (sete)
Consulta nas demais especialidades14 (catorze)
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo10 (dez)
Consulta/ sessão com nutricionista10 (dez)
Consulta/ sessão com psicólogo10 (dez)
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional10 (dez)
Consulta/ sessão com fisioterapeuta10 (dez)
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista07 (sete)
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial03 (três)
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial10 (dez)
Procedimentos de alta complexidade (PAC)21 (vinte e um)
Atendimento em regimento hospital-dia10 (dez)
Atendimento em regime de internação eletiva21 (vinte e um)
Urgência e emergênciaImediato
Consulta de retornoA critério do profissional responsável pelo atendimento
PROCON Sorocaba
Superintendência do Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
Av. Antônio Carlos Comitre, nº 330 - Portal da Colina, Sorocaba - SP, 18047-620