História

O PROCON Sorocaba foi criado em 1.980, através da lei municipal nº 2.072 de 03 de junho, denominando-se COM PROCON (Comissão Municipal de Proteção ao Consumidor), tendo como seu primeiro coordenador, Dr. Cláudio Grosso.

Nos anos seguintes, o PROCON foi gerido pelos ilustres Dr. Lauro César de Madureira Mestre (1980 – 1985), Dr. Hélio Rosa Baldy Filho (1985 – 2013), Dr. Domingos Paes Vieira Filho (2013 – 2017), José Antônio de Oliveira Junior (2017), Dr. Anésio Aparecido Lima (2017), e Dr. Laerte Américo Molleta (2017 – Superintendência atual).

Em dezembro de 2017, sob direção do Dr. Laerte Molleta, o PROCON Sorocaba deu um importante passo em direção ao crescimento. Através da Lei 11.648/2017, foi Municipalizado. Essa Lei ainda instituiu o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, bem como instituiu também o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Desde a Municipalização, avançamos ainda mais no fortalecimento da defesa da cidadania e dos interesses do consumidor sorocabano.

Em 14/03/2018, o PROCON Sorocaba teve sua Sede Administrativa reinaugurada, passando a atender aos munícipes com mais conforto, em imóvel próprio e estruturado, localizado à Avenida Antônio Carlos Comitre, 330/331 – Pq. Campolim.

Também, para melhor assistir aos consumidores, em 2018 foram inaugurados os postos de atendimento avançado “Zona Norte” e “Zona Leste”, respectivamente, quais contam com salas e estruturas exclusivas dentro das Casas do Cidadão.

Ainda, o PROCON Sorocaba lançou uma ferramenta importantíssima para a defesa dos consumidores deste Município, o aplicativo “PROCON Sorocaba” para realização de denúncias à fiscalização do Órgão. Vale lembrar que, também é possível registrar denúncias através desta página, acessando a área do consumidor.

No ano de 2019, foi inaugurada a EDUCON, Escola de Defesa do Consumidor, que cumpre a função educadora deste Órgão, instruindo fornecedores e munícipes de Sorocaba e região.

Em setembro de 2019, o Dr. Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior assumiu a Superintendência do PROCON Sorocaba.

Estrutura

A atual gestão do PROCON Sorocaba, conta com os seguintes colaboradores a frente das respectivas áreas:

• Dr. Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior – Superintendência.
  • Fernanda Cristina de Almeida Melo Lamano – Divisão do Serviço de Proteção ao Consumidor.
  • Dr. Rafael Rodrigo Teixeira – Procuradoria
  • Allyne de Moura Silva – Seção Administrativa.
  • Alexandre Langner Conceição – Seção de Atendimento, Normas, Comercialização e Contratos.
  • Roberto Romero – Seção de Fiscalização.
PROCON Sorocaba
Superintendência do Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor